A Medicina Antroposófica é a medicina baseada na Ciência Espiritual (ou Antroposofia)
Então vamos primeiro esclarecer o que é Antroposofia. Ela é uma ciência – não é religião, tampouco doutrina ou filosofia.
Muitas pessoas confundem e acreditam ser religião porque este costuma ser o único lugar onde escutamos a palavra espírito.
Estamos tão afastados da realidade humana, que nos acostumamos a não relacionar a palavra espírito conosco mesmo ou com o estudo do ser humano. Mas precisamos voltar a nos ver como seres materiais e espirituais.
Vem comigo nessa reflexão:
Se pensarmos no que acontece no nosso dia a dia e colocarmos em uma lista ou texto, vamos descrever os fatos do dia, mas também nossos pensamentos, emoções e vontades, não é mesmo?! Ou seja, nós não somos apenas um corpo físico agindo no mundo, nós temos diversos âmbitos sutis que nos compõe e que são tão importantes quanto o físico. Vejam, podemos estar com uma saúde física impecável, porém se estamos vivendo um ambiente tóxico no trabalho, que gera insegurança, ameaça, medo e desvalorização, nós não estaremos bem.
Para estarmos saudáveis, precisamos muito mais do que exames laboratoriais normais. Preciso dizer pra vocês que a medicina já sabe disso há algum tempo, pois a definição de saúde foi mudando nos últimos anos e hoje a OMS define saúde assim:
“um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”
A Ciência Espiritual se propõe então a estudar o ser humano em todas as suas inegáveis dimensões
Sem deixar nenhuma de lado ou diminuir sua importância. Ou seja, é uma ciência inovadora e fundamental, que une os conhecimentos já adquiridos sobre a matéria, com o conhecimento sutil da alma e do espírito. Ela foi criada por Rudolf Steiner, no final do século XIX. Desde então inúmeras pesquisas e aplicações práticas já foram realizadas em diversos países.
Por estudar o ser humano, esta ciência é aplicada a diversas áreas de pesquisa, uma vez que o humano está no centro de todas elas: pedagogia, psicologia, medicina, odontologia, nutrição, agricultura, economia, social, etc.
Agora que já entendemos um pouco da Antroposofia
Fica mais fácil compreender o que é a Medicina Antroposófica. Após estudar na faculdade todo o corpo físico, em seus mínimos detalhes, precisamos complementar o conhecimento com os outros âmbitos humanos, para oferecer um cuidado completo ao paciente. Então a medicina antroposófica estuda a interação entre corpo, alma e espírito e se aprofundando na compreensão do que são os processos de saúde e doença deste ponto de vista mais complexo.
Na prática
Por estudar o ser humano, esta ciência é aplicada a diversas áreas de pesquisa, uma vez que o humano está no centro de todas elas: pedagogia, psicologia, medicina, odontologia, nutrição, agricultura, economia, social, etc.
Essa visão traz a possibilidade de olhar para o paciente como um ser único e auxiliá-lo a se curar fisicamente, emocionalmente e mentalmente – afinal todos esses aspectos estão interligados e se influenciam mutuamente.
Importante dizer:
Apesar de pouco conhecida, a Medicina Antroposófica existe em todo o mundo. Aqui no Brasil ela está presente em consultórios e também faz parte do SUS, dentro das PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde).
O tratamento antroposófico pode ser composto por:
- Medicamentos antroposóficos (medicamentos naturais e individuais)
- Terapia artística
- Terapia externa
- Massagem rítmica
- Aconselhamento biográfico
- Psicologia antroposófica
- Quirofonética
- Musicoterapia
- Euritmia
Essa variedade se dá pela validação e certeza de que precisamos cuidar do paciente não só fisicamente, mas também agindo em níveis internos e subconscientes.
Se você é da área da saúde e ficou interessado na medicina antroposófica
Recomendo procurar a formação oficial na ABMA – Associação Brasileira de Médicos Antroposóficos. Deixo aqui o site da ABMA em São Paulo, mas ela também está em outros estados do país:
👉 abmasp.com.br
👉 Instagram: @abmasp
Agora se você gostaria de conhecer mais sobre Antroposofia
Recomendo ficar de olho nos eventos e palestras que a SAB (Sociedade Antroposófica no Brasil) realiza:
👉 sab.org.br
👉 Instagram: @sociedade.antroposofica
Se esse conteúdo fez sentido pra você, compartilhe com alguém que também possa se beneficiar dessa reflexão.
E se quiser continuar acompanhando mais textos como esse, fique de olho aqui no blog.
Até breve!
— Mariana Abboud Azoubel