Tratamentos naturais na medicina antroposófica: o que você precisa saber

Nesse texto vamos conversar sobre os medicamentos antroposóficos, para que você possa conhecê-los melhor e saber das suas vantagens. Vamos ponto por ponto. Esse não é o único tratamento que a medicina antroposófica oferece, existem outras excelentes opções, mas delas vamos falar em outro momento.

Medicamentos antroposóficos são naturais

Primeiro ponto importante que precisamos conversar é que esses medicamentos são naturais. Isso significa que seus componentes não são sintéticos, nem alterados pelo homem, muito pelo contrário. Tudo o que a Antroposofia utiliza já existe na natureza (seja no reino vegetal, mineral ou animal) e por causa disso, tem uma relação profunda com o ser humano e com seu processo de cura.

Além de ser natural, há um cuidado nos mínimos detalhes com aquilo que se está fornecendo para o paciente, por isso se preza muito pela plantação e cultivo das plantas utilizadas para os medicamentos, utilizando a agricultura biodinâmica (garantindo que sejam geradas em solos sem agrotóxico) e respeitando os melhores momentos de colheita e plantação.

Um processo farmacêutico único: a dinamização

Segundo ponto é o processo farmacêutico especial que só os medicamentos antroposóficos passam. Muitos de vocês já ouviram falar da homeopatia e perguntam se eles são iguais, então já aproveito para esclarecer que não são iguais. Durante a preparação, os medicamentos antroposóficos passam por um processo farmacêutico chamado dinamização – que não acontece em nenhuma outra linha de tratamento. Essa característica gera toda a diferença!

A dinamização é um procedimento humano realizado em um ambiente meditativo e de calma interior – parece preciosismo dizer isso, mas não é, porque hoje em dia a maioria dos medicamentos são manipulados por máquinas, ou seja, ter uma interação humano-medicamento é muito relevante e traz outro caráter para o que é produzido.

Mas por que a dinamização é tão importante e o que ela faz de diferente? Vamos lembrar que a Antroposofia é uma ciência que reconhece e trabalha com o âmbito material e sutil – tanto do ser humano, quanto do mundo ao seu redor, composto por plantas, animais, minerais, metais etc.

Desta forma, entendemos que para cuidar do ser humano em sua integralidade, precisamos de medicamentos que agem na matéria e no sutil (alma e espírito). Portanto, Rudolf Steiner (criador da Antroposofia) criou uma forma de tratamento que proporciona isso.

Medicamentos únicos para cada paciente

Através da dinamização, o farmacêutico(a) gera a agregação do âmbito sutil de cada componente prescrito pelo médico à medicação. Com isso, ela ganha a potência de atuar nos diversos níveis de cura do ser humano.

Cada vez que prescrevemos uma fórmula para o paciente, uma pessoa dentro da farmácia irá se dedicar a dinamizar cada um dos componentes e gerar um medicamento único. Não é especial?!

Vamos ao terceiro ponto. Talvez você estranhe um pouco, porque foge bastante do que estamos acostumados. Na medicina antroposófica não existe medicamento de uso contínuo. A ideia é que o paciente vá melhorando e progredindo, portanto em cada etapa do seu processo terapêutico, ele vai ser assistido por medicamentos diferentes.

Por isso também o(a) médico(a) antroposófico(a) fica muito próximo do paciente, pois acompanha bem de perto cada etapa. Isso se aplica tanto aos casos de pacientes com doenças físicas/emocionais, quanto aos pacientes que estão se cuidando preventivamente.

Pode ser usado junto com remédios convencionais

Quarto ponto: os medicamentos antroposóficos podem ser utilizados junto com os medicamentos alopáticos, eles não prejudicam, nem diminuem os efeitos dos medicamentos convencionais.

Ao contrário, eles vão ajudar e trabalhar juntos, melhorando ainda mais a eficácia do tratamento. Inclusive, um dos medicamentos mais conhecidos da antroposofia é o Viscum album – medicamento utilizado para tratamento de câncer – e ele é usado enquanto o paciente faz quimioterapia e/ou imunoterapia, diminuindo efeitos colaterais e possibilitando que o paciente tenha mais força e vitalidade durante o tratamento.

Fórmulas personalizadas no Brasil

Quinto ponto é a particularidade que só aqui no Brasil podemos montar as fórmulas dos remédios exatamente como queremos, fazendo um tratamento bem individualizado.

Em outros países as fórmulas já são prontas, então os médicos escolhem o que prescrever dentro daquilo que já está disponível. Aqui nós temos a possibilidade maravilhosa de pensar detalhadamente o que cada paciente precisa e montar uma combinação de componentes específica para ele em cada etapa do tratamento. Não é maravilhoso?!

Várias formas farmacêuticas

Sexto ponto trata-se da forma farmacêutica. Nós temos diversas opções de formas farmacêuticas para prescrever o que se adapta melhor para cada paciente. Ou seja, podemos optar por:

  • Via oral (medicamentos ingeridos com água)
  • Pomadas e óleos (para aplicação local)
  • Gel transdérmico (substitui injeções)
  • Óvulos vaginais (para tratamento local)
  • Injeções subcutâneas (que o próprio paciente pode aplicar em casa)

Portanto, temos uma variedade que nos permite tanto tratamento sistêmico, quanto local e tanto agudo quanto crônico.

Uma experiência profunda e transformadora

Sétimo e último ponto, mas não menos importante, é dizer que se você nunca usou medicamento antroposófico, procure conversar com pessoas que já fazem esse tratamento.

Muitas pessoas têm a crença de que por ser medicamento natural a atuação é demorada ou fraca, no entanto isso não é o que os pacientes experimentam durante o tratamento.

Eles têm uma melhora significativa e em diversos aspectos, muitas vezes superando as expectativas. O tratamento antroposófico é muito eficaz e pode ser utilizado para qualquer questão que o paciente coloque na consulta.

Links úteis

Se você quiser saber mais, deixo aqui os links da Farmácia Weleda e Farmácia Sirimim – farmácias antroposóficas:

Farmácia Weleda
Farmácia Sirimim

Espero que tenham gostado dessas informações!
Até o próximo texto,


— Mariana Abboud Azoubel

Compartilhe esse conhecimento:

WhatsApp
Email
Facebook
Threads
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MEDICINA ANTROPOSÓFICA

CUIDADO INTEGRADO
do SEU CORPO, MENTE E ESPÍRITO

Uma abordagem médica humanizada que conecta o conhecimento físico com o conhecimento sutil, para tratar o ser humano em tudo que o compõe, cuidando da sua individualidade e promovendo o autoconhecimento.

Arquivos
Últimos Posts

últimas notícias

plugins premium WordPress

informações

...